Feira do Mês de Abril

Olá, 

Começa hoje um tipo de post diferente aqui no blog: Feira do Mês! 

Todo início de mês vou trazer para vcs as frutas, legumes e verduras da safra desse mês. 

Mas aí vc me pergunta: “o que eu faço com essa informação?”

Eu te respondo: Economia!!

Comprar produtos de safra, além de garantir uma ecomimia pro bolso (tão importante nos dias de hoje), ainda trás um aumento da qualidade do que consumismo.

Como nesse mês, determinada fruta, verdura, legumes crescem e amadurecem naturalmente, o investimento em aditivos químicos é menor nesses produtos. Claro que não dá para achar que serão alimentos livres de toda e qualquer porcaria que colocam em nossa comida, mas dá para imaginar que serão, como posso dizer, “menos piores”… 

Pra quem tem acesso a feirinha de orgânicos, essa é uma época boa para também fazer economia! 

Então vamos as compras, digo, aos produtos! 
 

Feira do Mês: Frutas
Abacate, banana-maça, banana nanica, caqui, figo, jaca, kiwi nacional, maçã gala, mamão formosa, pêra importada, tangerina
 

Feira do Mês: Verduras
Alface, acelga, alho poró, almeirão, escarola, repolho, rúcula

 
Feira do Mês: Legumes
Abobora, abobora moranga, abobrinha brasileira, berinjela japonesa, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame, jiló, nabo, pepino caipira, tomate salada, mandioca
 

Aproveite esses produtos e mande na lancheira dos pequenos. Os que são difíceis de mandar porque escurecem, como o abacate, aproveite para fazer em casa no café da manhã ou como sobremesa. 

Aproveite legumes para fazer caldos e congelar. Muito melhor que usar os famigerados cubinhos, é ter um caldo de legumes caseiro prontinho para ser usado. Se vc quer fazer, mas não sabe como armazenar, dá uma olhada nesse post que escrevi em outro blog para onde também produzo conteúdo. 

Aproveite a beterraba e coloque em sucos, bolos (sim, tem bolo de beterraba, olha aqui), saladas, use crua raladinha ou cozida em cubos. 

Use a abobrinha para enriquecer sua omelete. É só colocar ela bem raladinha! E dá para fazer bolo com ela também. Olha aqui. Seu filho vai comer e vai jurar que é só mais um bolo de chocolate rs… 

Quando for fazer purê, troque uma parte da batata por inhame. O purê fica mais nutritivo e com uma consistência mais macia. 

Além do purê, dá para fazer um “iogurte” com inhame ideal para mandar na lancheira, pois ele não estraga com tanta facilidade, já que não leva leite. A receita? Clica aqui que te passo tudinho! 

E a banana? Aff.. essa dá para usar em várias preparações… bolos, vitaminas, misturada com abacate… E se estiver quase estragando na fruteira, não joga fora não, descasca, pica e congela. Isso vai virar bons smoothies, sorvetes (sim, só congelar e bater com outra fruta)…

Outra coisa que o João adora comer e levar de lanche é doce de abóbora. Aqui tem uma receitinha bem legal.

Ao longo do mês vou dando outras dicas de como usar esses produtos de Abril. Acompanhe o blog nas redes sociais e não perca nadica: Facebook, instagram e snapchat (seeufizvcfaz/lancheiradojoao)

 

bjos, boa semana e até o próximo post!

Deia Tomaz

 

 **Informações sobre os produtos de safra: Ceagesp e Planeta Sustentável

 

20 thoughts on “Feira do Mês de Abril”

  1. Adorei essas dicas Deia!
    Aqui preciso camuflar os legumes e já faço algumas delas mas vou dar uma olhadinha nessa receita do bolo de beterraba. Bjo

    1. Aqui camuflo várias coisas tb kkkkk… até pq o João é de lua… hoje ele não come, amanhã pede, depois não come de jeito nenhum rs…

  2. Maravilha!! Aqui a camuflagem
    Existe sempre!! Kkkk feijão coado digo que Eh o molho da carne…. É assim vai !! Kkkk bjbj

    1. kkkkk… digo que é um pequeno equívoco na hora de nomear as coisas kkk…
      Um dia ele vai saber desses “equívocos” e vai rir junto comigo!

  3. Gostei muito das dicas. Omelete de abobrinha vai virar rotina aqui em casa viu!!! Os meninos trocam a janta por prato de banana, fácil, fácil. Economizar em tempos de crise é muito bom !!!obrigada.

  4. Aqui tem certos alimentos que sempre consumimos mais aproveito para acrescentar os que estão em época para economizar e tbm aumentar a variedade

    Bjs Mi Gobbato – Espaço das Mamães

  5. Eu adoro abacate, mexerica e todo tipo de legumes eu compro da safra Déia, pois esta mais fresquinha e ainda econômico.
    Bjs
    Mari
    Vamosmamaes.blogspot.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *